Programação

Estamos trabalhando na construção da programação do ESARH 2020.

Dia 1 - Segunda-feira - 9 de novembro de 2020.

Credenciamento

Secretaria

7:30 às 8:45

Credenciamento

Acolhimento - Helayne Cortez

Auditório Unimed

9:00 às 9:30

Workshop Roberta S. Schwartz
Metodologias colaborativas

Súmula: Precisando de estratégias para “quebrar o gelo” na condução de reuniões ou treinamentos?
Um workshop pra você que busca conduzir grupos de uma forma totalmente inovadora, com Ferramentas Colaborativas, como: Jogos cooperativos, Danças circulares, World café, Rodas de diálogo, Comunicação- não-violenta.

Sala 01

9:30 às 12:00

Workshop

Sala 03

9:30 às 12:00

Workshop

Oficina Vivencial - Rafael Zenato e Tamara Machado
Liderança Humanizada Caminhos e ferramentas para relações saudáveis na gestão de pessoas

Súmula: Oferecer caminhos, ferramentas e aprendizados sobre como conduzir e influenciar pessoas pelo exemplo, construindo relações saudáveis com uma gestão de pessoas humanizada. Os participantes sairão mais aptos a inspirar e liderar de maneira natural e fluida, contribuindo para o alcance de resultados nas empresas e projetos dos quais fazem parte.

Sala 04

9:30 às 12:00

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Alessandra Rosa e Vanessa Kukul
Jogo da empatia

Súmula: Oportunizar aos participantes exercitar a habilidade social empatia, colocando-se no lugar do outro, entendendo seus comportamentos e sentimentos, por meio de um jogo vivencial com o uso de ferramentas e artefatos. A atividade proposta é realizada em duas etapas. A primeira é destinada a entender o mundo que vivemos através da conscientização a respeito da empatia. Na segunda etapa, com os entendimentos realizados, os participantes irão se inserir no universo da Hazo, empresa apresentada no case que será estudado. Dessa forma, através da análise dos cenários apresentados através de cartas, os participantes saberão como identificar e como lidar com os diferentes comportamentos que nos são apresentados diariamente.

Sala 05

9:30 às 12:00

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Luciano Lameira
Feedflow - Nutrindo o flow nas relações de liderança

Súmula: A oficina propõe um olhar e uma experiência sobre os desafios para colocar em prática tudo que já se sabe sobre liderança e para nutrir relações que alcancem os resultados desejados. Através das etapas Antes de tudo ... papéis & mindset, Vendo e sentindo a partir de um novo lugar, Quem desejo ser, afinal?, Prototipando meu novo EU e Plano de voo.

Sala 06

9:30 às 12:00

Palestra Interativa - Shaba Piffer
Aquecendo o que realmente importa

Súmula: Projetos são pessoas em ação. Independentemente da tecnologia e dos impactos, a humanização e as relações humanas são as mesmas, em qualquer época ou contexto. Nesta atividade interagiremos pelos eixos do ESARH 2020. O que teremos não importa tanto… o que importa mesmo é o que poderemos ser.

Auditório Unimed

9:30 às 10:30

Vivência de Grande Grupo - Alessandra Becker, Heloisa Biscaia e Fabiana Becker
Tech-Touch Experience +

Auditório Unimed

10:30 às 12:00

Vivência de Grande Grupo

Intervalo e Visita a ExpoESARH

12:00 às 14:00

Intervalo

Palestra de abertura - Eduardo Carmello
Criando valor na era digital

Súmula: Esta palestra vai trazer o perfeito encontro entre inteligência humana e inteligência artificial, mostrando as empresas e projetos que tem utilizado a interação Centauro pra produzir inovação e como as organizações podem se aproveitar dessa perfeita interação pra produzir valor.

Auditório Unimed

14:00 às 15:00

Visita a ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

15:00 às 15:30

Visita ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

Palestra Interativa - Flora Alves
Inovação, Tecnologia e Humanidade. Como essa tríade pode mudar o mundo para melhor

Súmula: Inovação e tecnologia são as mobilizadoras do desenvolvimento que pode mudar o mundo para melhor. Contudo, essa combinação sem o ingrediente humano perde o sentido. Imerso em cenários cada vez mais complexos e velozes está o profissional de hoje, que precisa dar novas respostas e desenvolver competências fundamentais para os modelos de negócios atuais em tempo recorde. Ele é o ingrediente principal. Os sistemas de gestão e aprendizagem que nos trouxeram até aqui não nos levarão ao futuro que desejamos e que precisa ser inclusivo, colaborativo e empático. E preciso adotarmos novos formatos, compatíveis com a era digital.
Esta palestra abordará as competências essenciais para o futuro do trabalho e como a gestão horizontal pode contribuir para a inovação e aplicabilidade da tecnologia trazendo exemplos de abordagens ágeis e mentalidade de startup que estão fazendo da humanização o maior valor.

Auditório Unimed

15:30 às 16:30

Abertura Oficial

Auditório Unimed

16:45 às 17:15

Abertura Oficial

Plenária - Nelson Bittencourt
(Re) Criando barreiras necessárias para nos mantermos / sermos disruptivos, sem descolarmos do humano!

Súmula: Grande parte dos brasileiros se sentem cansados e mais da metade desses, exaustos! Qual o impacto da tecnologia no flow diário das suas equipes? Quantas horas do “relatório semanal”, do uso do smartphone do seu time, tem relação com produtividade? A capital do estado do ESARH terá em 10 anos mais idosos do que jovens! Sim, e daí? A sua autogestão está preparada para os impactos do 5G (1Gb/s)?

Auditório Unimed

17:15 às 18:15

Palestra

Auditório Unimed

18:15 às 19:30

Dia 2 - Terça-feira - 10 de novembro de 2020.

Workshop

Sala 01

9:00 às 11:30

Workshop

Workshop - Stefanie Murta
DES-ALIENANDO e (re) humanizando as relações profissionais

Súmula: Promover uma experiência de “des-alienação”, onde através do contato com conceitos da Neurociência do Comportamento e ferramentas da Psicologia Positiva, a “pessoa” desperta a consciência para caminhos que levam ao desenvolvimento da empatia, que por sua vez promove conexões mais positivas, inovação, criatividade e a humanização das relações.

Sala 02

9:00 às 11:30

Oficina Vivencial - Débora Brandalise Bueno
Building - A construção de espaços de trabalho mais saudáveis

Súmula: Através de um alinhamento conceitual sobre espaços de trabalho saudáveis e o compartilhamento de experiências dos participantes, construir possibilidades reais e aplicáveis às organizações para que se tornem ambientes mais saudáveis e produtivos.

Sala 03

9:00 às 11:30

Oficina Vivencial - Christie Ballerini P. Ferreira e Márcia Pereira Dias
Forças de Caráter: os superpoderes humanos que criam relações saudáveis e a melhor versão das equipes

Súmula: Propiciar conceitos da psicologia positiva e aplicações da ferramenta Forças de Caráter para a criação de relações saudáveis. Para o indivíduo, desvelar aspectos valorosos da sua singularidade e pontos de melhoria. Para a equipe, integrar forças complementares para alcançar níveis de sinergia, produtividade e confiança congruentes com a sua melhor versão. Reencontrar nossa essência e viver intensamente o verdadeiro eu é sempre mais complexo, exigindo autoconhecimento e maturidade. O grande desafio é buscar o equilíbrio para as relações saudáveis, que nos tornem mais felizes.

Sala 04

9:00 às 11:30

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Tiziana Ludwig
Autoliderança: Gestão de Si Mesmo

Súmula: A busca pela AUTOLIDERANÇA consiste em olhar para dentro de si, permitindo-se acessar suas forças, a fim de conectar-se com a seu propósito. Essa oficina tem o objetivo de proporcionar uma reflexão acerca de suas forças, crenças e valores, possibilitando confirmar o seu propósito, facilitando as relações e performance, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Sala 05

9:00 às 11:30

Vivência de Grande Grupo - Karim Khoury
Você na sua melhor versão: como recriar a humanização e relacionamentos saudáveis na era digital

Súmula: Ao final da apresentação você será capaz de praticar técnicas de Atenção Plena (Mindfulness) para identificar e quebrar hábitos que podem impactar negativamente sua qualidade de vida, além de reduzir a ansiedade, melhorar sua atenção, cultivar a empatia e relacionamentos saudáveis e utilizar a tecnologia de forma consciente. A proposta da Vivência de grande grupo é contribuir para a descoberta de comportamentos automatizados e praticar estratégias para muda-los inclusive no que se refere ao uso consciente da tecnologia, que se for utilizada de forma inadequada pode se tornar uma fonte de ansiedade.

Sala 06

9:00 às 11:30

Palestra Interativa - Cláudio Queiroz
Cultura de Responsabilização - Elevando o Nível de Protagonismo nas Organizações.

Súmula: A Palestra discutirá desafios, ações e estratégias que envolvem a aceleração da Cultura de Responsabilização no ambiente empresarial. O interessante é ver os ganhos que os três componentes do ELO: Empregados, Lideranças e Organização obtêm com esta implementação. Isto pode favorecer um olhar diferenciado no desenvolvimento dos programas de Líderes e Equipes.
Também serão discutidas as consequências para o ELO dos problemas advindos com o baixo nível de Protagonismo no ambiente empresarial.

Auditório Unimed

9:00 às 9:45

Palestra Interativa - Cesar Nanci
People + Analytics: Insights para aplicação empática da ciência de dados à gestão de pessoas

Súmula: Nesta palestra conheça como o people analytics tem transformado a gestão de pessoas dentro das organizações. Saiba como estruturar uma área de people analytics, os critérios de decisão de projetos, dilemas éticos, as novas competências do RH neste contexto, as aplicações que estão ganhando destaque e seus impactos.

Auditório Malbec

9:00 às 9:45

Palestra Interativa - Luciano André Ribeiro
Mercado tradicional, digital e humano, onde estamos?

Súmula: Palestra com a proposta de uma reflexão do nosso papel no mercado em constante transformação, avaliando e gerindo riscos e identificando e aproveitando as oportunidades. Daremos as boas-vindas para o público entrar na era do propósito humanizado.

Auditório Unimed

9:45 às 10:30

Case Melhores Práticas

Auditório Malbec

9:45 às 10:15

Cases Melhores Práticas

Visita a ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

10:30 às 11:00

Visita ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

Palestra Interativa - Marcos Baumgartner
Humanizando a empresa através de uma cultura de diálogos de desenvolvimento

Súmula: Liderar é um movimento constante e intencional de provocar transformações em si mesmo, nas circunstancias, nas pessoas ao redor e no espaço circundante, num mundo complexo, volátil e em constante mudança. O mundo empresarial, que se torna a cada dia mais complexo, imprevisível e repleto de transformações profundas e rápidas vem exigindo das lideranças novos papéis e o exercício de práticas que influenciem de forma significativa a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus liderados no ambiente de trabalho. É inegável que a nova dinâmica do mundo contemporâneo e globalizado decorrente das infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia vem exigindo, como nunca na história, mudanças aceleradas de crenças e práticas relacionadas a gestão de pessoas. Essa mudança, acelerada e profunda, cria desafios e novas demandas para a liderança que está comprometida com os resultados do negócio das empresas onde atuam.

Auditório Malbec

11:00 às 11:45

Palestra Interativa - Cauê de Oliveira
A nova era da Touchnologia

Súmula: A ideia central é buscar conciliar o melhor da tecnologia com o melhor do ser humano - ajudando a sensibilizar as pessoas de que a conexão que dura... é a humana.

Auditório Unimed

11:00 às 11:45

Intervalo e Visita a ExpoESARH

11:45 às 13:30

Intervalo

Workshop Alexandre Fiorin e Fernando Murray Loureiro
Facilitação Virtual - Recriando a humanização por meio de ferramentas digitais

Súmula: Participe de uma incrível experiência no ambiente virtual!
O mundo do trabalho está mudando… Muitos trabalhos já estão acontecendo no ambiente virtual. A facilitação virtual deve ser suave e eficaz para que o grupo, de forma criativa e colaborativa, faça um ótimo trabalho. Você entende os desafios do ambiente on-line? Você conhece ferramentas com abordagens eficazes e integradas à facilitação virtual? Esta oficina é para você se: • já facilita reuniões online, gerencia uma equipe virtual e deseja que seu trabalho online seja mais criativo, colaborativo e eficaz. • deseja tornar suas aulas on-line mais atraentes e inclusivas. • quer liderar reuniões virtuais ainda mais envolventes do que as reuniões presenciais. Você ampliará sua compreensão do ambiente on-line e conhecerá técnicas e ferramentas altamente eficazes. A vivência é composta de apresentações curtas e muita prática em grupo.

Sala 01

13:30 às 16:00

Workshop

Workshop - Elenise Rocha
Gamificação apoiando estratégias de humanização na era Digital

Súmula: Este Workshop vai proporcionar conhecimentos sobre o uso da gamificação e formas de aplicação, além de apresentar diversos cases de aplicação em todos subsistemas de RH. Demonstrar ferramentas e tecnologias digitais gratuitas que apoiam a aplicação da Gamificação e capacitem profissionais para a construção de estratégias gamificadas que sustentem a humanização na era digital. Produzir roteiros de Business Games. Também a apresentação dialógica das teorias de base da gamificação e cases de aplicação, atividade prática para conhecimento de métodos, ferramentas e procedimentos para construção business games.

Sala 02

13:30 às 16:00

Oficina Vivencial - Alessandra Becker e Gustavo Pereira
Conecta: ferramentas para conexão, união e transformação

Súmula: O CONECTA: ferramentas para conexão, união e transformação das pessoas e organizações, é um encontro de práticas! Mas também de teoria. Vamos compartilhar os bastidores por trás de cada uma das ferramentas que serão utilizadas no dia, para que o(a) participante possa sair apto(a) a replicá-las no seu trabalho.

Sala 03

13:30 às 16:00

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Diéssica Azevedo e Patrícia Silva
Carreiras no futuro, atitudes no presente: você conhece Job Crafting?

Súmula: O objetivo desta oficina é apresentar a técnica de​ Job Crafting que auxilia o profissional a revisitar as atividades da função desempenhada de modo a deixá-las mais alinhadas com seus talentos e com os propósitos pessoais, impactando positivamente nos resultados organizacionais. O dinamismo e velocidade do mercado de trabalho proporcionam diariamente mudanças de comportamento que fomentam a adaptabilidade e que vem exigindo dos profissionais, protagonismo não só em suas carreiras, mas também nos espaços conquistados dentro das empresas. Para se adaptar a essa transformação, surge um novo conceito: Job Crafting. Profissionais engajados e felizes com seu trabalho passam a ser ativos imprescindíveis em empresas sustentáveis e rentáveis, como o Google, que utiliza essa técnica para investir em times mais produtivos, funcionais e satisfeitos e que impactam diretamente nos resultados do negócio.

Sala 04

13:30 às 16:00

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Simone Kabariti e Valdenice Sanchez
SPIRE: técnica da Psicologia Positiva que ensina como praticar a felicidade

Súmula: A psicologia positiva, conhecida como “a ciência da felicidade”, tem oficialmente quase 20 anos e no Brasil várias empresas começam a se beneficia-se de seus princípios e metodologias, e o SPIRE é uma delas. A metodologia SPIRE (Spiritual - Physical - Intellectual - Relational - Emotional) criada pelo Dr. Tal BenShahar - renomado professor da Universidade de Harvard. Trata-se de uma abordagem de cinco vertentes para promover a aprendizagem para uma vida conduzida com mais propósito. Quando este propósito é elucidado, com significado de vida, as pessoas são mais saudáveis, vivem mais, têm laços sociais mais estreitos e, no trabalho, são mais criativas, voltadas ao cliente e comprometidas.

Sala 05

13:30 às 16:00

Oficina Vivencial

Oficina Vivencial - Francisco Luis Fernandez Correa e Ximena Combariza Echeverri (Colômbia)
O Poder das Conversações na era das TICs

Súmula: Acrescentar a consciência dos participantes sobre o impacto que as conversações verdadeiras tem sobre a vida das pessoas e das organizações na atualidade do mundo tecnológico, que lhes permita procurar e manter entornos humanos saudáveis e fortalecer os processos críticos de gestão do talento humano, colocando as TICs ao serviço das pessoas e não as pessoas ao serviço das tecnologias. Esta oficina é destinada a pessoas com treinamento e experiência anteriores em gerenciamento de processos de gestão do talento humano, e interessadas em refletir e aprender sobre a relação entre tecnologia, bem-estar das pessoas e processos de gestão do humano nas empresas.

Sala 06

13:30 às 16:00

Oficina Vivencial

Talkshow (Internacional) - Aida Josefina Troncoso, Gladys Paiva Báez e Leyla Nascimento
Como gerenciar as pessoas no momento atual na América Latina?

Súmula: Com o avanço da tecnologia, com a necessidade do preparo de líderes e profissionais para lidar com a Inteligência Artificial, as empresas estão passando por grandes transformações de gestão e modelos de negócios. A participação de Leyla Nascimento trará uma visão atual dos cenários globais onde profissionais de recursos humanos e líderes devem protagonizar essas mudanças para atender a um futuro que já começou e tem exigido novas posturas e formas de gestão.

Auditório Malbec

13:30 às 14:45

Talkshow

Palestra Interativa

Auditório Unimed

13:30 às 14:30

Palestra Interativa

Palestra Interativa - Branca Barão
Empatia - Uma Utopia?

Auditório Unimed

14:30 às 15:30

Case Melhores Práticas

Auditório Malbec

14:45 às 15:15

Cases Melhores Práticas

Case Melhores Práticas

Auditório Malbec

15:15 às 15:45

Cases Melhores Práticas

Palestra Interativa - Mônica Hauck
Tecnologia e Gestão Humanizada

Súmula: A tecnologia nos torna mais humanos e nos aproxima uns dos outros. Vamos conversar sobre como usamos as tecnologias para tornar a gestão de pessoas mais humana e condizente às necessidades individuais e coletivas.

Auditório Malbec

15:45 às 16:30

Palestra Interativa - Pedro Salomão
Empreendendo felicidade

Súmula: Esta palestra vai falar sobre Felicidade como uma nova ordem mundial, sobre Liderança por exercício e exemplo, Protagonismo, Propósito, Empreendedorismo de vida e Humanização das relações no Mundo Contemporâneo.

Auditório Unimed

15:30 às 16:30

Visita a ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

16:30 às 17:00

Visita ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

Entrega Prêmio ESARH

Auditório Unimed

17:00 às 18:30

Entrega Prêmio ESARH

Visita a ExpoESARH

18:30 às 18:45

Visita ExpoESARH

Plenária - Martha Gabriel
Profissionais exponenciais: as habilidades dos profissionais do futuro

Súmula: Um dos assuntos mais urgentes hoje é a transformação do profissional para o futuro do trabalho incorporando as mudanças necessárias no [pensar + saber + fazer] para nos tornarmos um profissional exponencial, 4.0, relevante para empresas que desejam ter ou já possuem DNA digital. Como não ser substituído por um robô? Como usar a tecnologia a seu favor — negócio e carreiras? Quais habilidades precisamos desenvolver?

Auditório Unimed

18:45 às 20:00

Dia 3 - Quarta-feira - 11 de novembro de 2020.

Workshop Horacio Cortese
Trabalho em equipe, a última vantagem competitiva

Súmula: Equipes eficazes são poderosas, mas são uma raridade. A inteligência social é agora uma necessidade urgente. Não há soluções mágicas de qualquer iluminado ou iluminado! As equipes precisam estar preparadas para enfrentar a complexidade e a ambiguidade do nosso presente e futuro. O trabalho em equipe é a maior vantagem competitiva para as organizações.
Como sabemos se uma equipe é eficaz? Primeiro, alcançando seus resultados (quantidade, qualidade, velocidade e satisfação do cliente); Em segundo lugar, se os membros desejam continuar trabalhando juntos como uma equipe e em terceiro, se cada um conseguir atender às suas necessidades pessoais.

Sala 01

8:30 às 11:00

Workshop

Sala 02

8:30 às 11:00

Workshop

Oficina Vivencial - Lourdes Sgarabotto
Estruturas Libertadoras: engajando pessoas, liberando ideias, agilizando ações

Súmula: Conhecer as Estruturas Libertadoras, praticando-as, para que os participantes utilizem e disseminem seu uso, auxiliando a alcançar o objetivo da sua criação, qual seja, estruturar atividades e interações, fomentando inovação e aumentando a participação, colaboração, liberando ideias, ações, comportamentos, através do controle distribuído.

Sala 04

8:30 às 11:00

Oficina Vivencial - Viviana Giachini
Unindo pessoas através de experiências enriquecedoras utilizando gamificação

Súmula: Esta oficina vivencial tem o propósito de unir as pessoas para uma experiência enriquecedora por meio de um desafio, que será a construção de uma roda gigante com mais de 700 peças em um determinado tempo, utilizando competências que possam alavancar o seu desenvolvimento em suas empresas, bem como: gestão do tempo, trabalho em equipe, criatividade, inovação, engajamento e superação de desafios.

Sala 05

8:30 às 11:00

Talkshow

Auditório Unimed

8:30 às 9:30

Talkshow

Palestra Interativa - Beia Carvalho
Tecnologia ou Humanidade? Tecnologia & Humanidade!

Súmula: Ray Kurzweil, o futurista que mais acertou previsões até hoje, diz que a Inteligência Artificial é humana, porque fomos nós, os seres humanos, quem a criamos. Outro futurista, Gerd Leonhard, diz que "o futuro não é mais uma perspectiva temporal, o futuro é uma perspectiva mental". Opa, se é mental, nós podemos imaginar e mentalizar futuros. Isso: futuros, com "s". O futuro é plural. É complexo. No futuro tem tecnologia e humanidade. Se tivermos só tecnologia, teremos um futuro distópico, se tivermos só humanidade, talvez seja impossível alimentar 10 bilhões de pessoas, em 2050. O que podemos fazer hoje? Já estamos passando da hora de fazer as coisas - criar, consertar, educar, curar - junto com a tecnologia. A futurista Beia Carvalho nos levará a refletir sobre um futuro abundante imaginado e construído por humanos e tecnologia.

Auditório Unimed

9:30 às 10:30

Palestra Interativa - Moacir Rauber
Re) Criar a humanização com AFETO. Eu AFETO o mundo. O mundo me AFETA. Com AFETO o mundo é melhor. A era? Pouco importa...

Súmula: Para impactar a tecnologia com a sua Humanidade, com o seu AFETO é essencial ser Competitivo, Evolutivo e HUMANO.

Auditório Malbec

9:00 às 9:45

Palestra Interativa

Auditório Malbec

9:45 às 10:30

Palestra Interativa

Visita a ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

10:30 às 11:00

Visita ExpoESARH e Sessão de Autógrafos

Plenária - Jorge Trevisol
Relações humanas: o encontro maravilhoso das consciências

Súmula: Somos seres que evoluímos através das relações. Tornar-se consciente de quem somos através do encontro. Encontrar-se consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com todas as manifestações do Universo é o caminho para ser quem se é. Pois, é olhando para fora que me encontro dentro, e é permanecendo presente internamente que compreendo o que encontro fora. Manter a atenção plena e a observação amorosa é o caminho mais eficaz para isso. Pois, o que nos faz crescer é o que compreendemos daquilo que vivemos. Nosso ser se alimenta de significados e significados é que acalmam nossa alma, uma vez que o que mais precisamos é de uma visão de inteireza de tudo, sem fragmento. Isso nos fará seres integrais mais que competitivos. Seres inclusivos e que aprendem com tudo o que lhes acontece. E o fruto de tudo será um jeito de viver em paz em vista de uma cultura de paz.

Auditório Unimed

11:00 às 12:15

Encerramento

Auditório Unimed

12:15 às 13:00

Encerramento

Programação sujeita a alterações.

  • Oficina vivencial - Atividades grupais conduzidas por coordenadores de grupos com o objetivo de experienciar os participantes nos temas propostos;
  • Talkshow - Discussão de temas ou ideias entre duas ou mais pessoas, acompanhado por um mediador;
  • Palestra interativa - Palestra relacionada com o tema e conduzida de forma interativa com o público alvo;
  • Case melhores práticas - Apresentação de estudos de casos de comprovada efetividade;
  • Grande Vivência - Atividades vivenciais conduzidas em grande grupo (+ ou - 200 pessoas);
  • Palestra Plenária - Palestra âncora focada no tema principal;
  • Workshop - Apresentação de conteúdo de forma objetiva, prática e interativa, contando com a participação do público por meio de perguntas e comentários.